Brasil é primeiro país em que a plataforma implementa modelo de negócio. Entre os parceiros estão Visa e Cielo.
O WhatsApp inaugurou a função de pagamento dentro do próprio aplicativo nesta segunda-feira, 15. A operação será implementada gradualmente nas próximas semanas e permite que usuários façam transferências, além de pagamentos de produtos e serviços, sem sair do aplicativo. A nova modalidade é mais um passo na construção de um super aplicativo nos moldes observados na China, como o WeChat, por exemplo.
Neste primeiro momento, será possível usar cartões de débito ou crédito das instituições Banco do Brasil, Nubank e Sicredi nas redes Visa e MasterCard – em parceria com a Cielo. A plataforma destaca, entretanto, que haverá outros parceiros no futuro.
Os pagamentos no WhatsApp são ativados pelo Facebook Pay. Segundo comunicado à imprensa, a opção deve atingir outros mercados em breve.
O limite por transação será de R$ 1 mil, sendo possível receber até 20 transações por dia com um limite de R$ 5 mil por mês. O pagamento para as empresas pode ser efetuado tanto com os cartões de débito quanto os de crédito sem limites. Somente transações dentro do Brasil e na moeda local são autorizadas.
Os comerciantes pagam uma taxa fixa de 3,99% por transação.