Quais métricas analisar em minha estratégia de marketing digital? Como interpretar tantos números? Qual o impacto de não ver nada disso? Quais são os mais importantes?
Essas são algumas das várias perguntas que nós, profissionais, fazemos todos os dias ao nos deparar com uma tela cheia de números e símbolos. E é, para isso, que estamos aqui hoje, para responder algumas dessas perguntas 😉
Métricas de Análise
Todos sabemos que uma landing page com bom design e conteúdo atrativo é uma importante porta de entrada para novos leads, ainda mais quando a estratégia visa nutri-los de maneira eficiente. Antes, contudo, é preciso ter os números em mãos para saber se a LP (como chamamos aqui na agência) é um sucesso ou precisa de ajustes, por exemplo.
Saber quais conteúdos e formatos convertem mais visitantes em leads é um bom começo, mas é claro que há muito mais até eles se tornarem clientes. Para isso, você precisa saber o que faz com que os leads e visitantes se tornem clientes com mais facilidade. É aí que a análise de ciclo de venda entra em jogo.
A análise de ciclo de venda ajuda a identificar suas ofertas, páginas e conteúdos mais fortes e quais são as mais fracas. Essa informação faz com que você invista no conteúdo que traz mais retorno para a empresa. Entre inúmeras formas de análise, as métricas básicas de análise de performance são:
Taxa de cliques nos botões Call-to-action (CTA) | Porcentagem de visitantes da landing page que responderam a um botão call-to-action. |
Taxa de conversão Visitante-Lead | Porcentagem de visitantes do site que se tornaram leads (preencheram algum formulário). |
Taxa de conversão Taxa de conversão Lead-MQL | Porcentagem de leads coletados que estão mais próximos ao perfil idealizado como possível cliente. |
Taxa de conversão SQL | Porcentagem de oportunidades que se tornaram clientes. |
SEO: O que considerar no Search Engine Optimizations
Hoje o site de uma empresa pode chegar a representar altas porcentagens de participação da receita anual, mostrando sua força e importância dentro de uma estratégia de marketing e vendas. Junto com a produção de conteúdo de qualidade e a construção de um bom site, contar com resultados fortes de SEO é um passo para o sucesso.
Melhore as métricas do seu Blog
O blog é uma das primeiras ações que fazemos ao implementar uma estratégia de inbound marketing, pois será por meio do blogging que será possível responder o maior número de questões e desafios possíveis do persona de uma empresa. Ele é uma ponte fundamental entre uma empresa e seu público, agindo como um meio didático e de qualidade, ajudando também a uma empresa ser encontrada nos motores de busca, como o Google e o Bing.
Para entender os resultados do seu blog é preciso entender:
Visitas Únicas ao Post | Quantas visitas cada post recebeu. |
Tráfego do Blog e Fontes de Entrada | Quanto tráfego você está gerando para o seu blog e de onde ele vem. |
Performance Call-to-action | Quão eficaz cada call-to-action (CTA) é para converter visitantes em leads. |
Leads do Blog | Leads gerados que podem ser atribuídos ao seu blog. |
Taxa de Conversão Visitante-Lead | A taxa com que o seu blog está convertendo visitantes em leads. |
Redes Sociais: Como analisar a presença online
As redes sociais têm uma linguagem própria, então tenha certeza que você sabe quais os termos certos para melhorar sua presença em cada uma delas. Veja as métricas genéricas:
Engajamento nas redes sociais | O número de interações geradas nos canais das redes sociais. |
Tráfego das redes sociais | A porcentagem de visitantes únicos no seu site que vem das redes sociais. |
Métricas de E-mail Marketing
Essas são as métricas que você precisa entender para otimizar seu e-mail marketing:
Taxa de retorno (bounce rate) | A porcentagem do total de e-mails enviados que não foram entregue ao destinatário. |
Taxa de entrega | A porcentagem de emails que foram entregues ao destinatário. |
Taxa de crescimento | Medida que mostra a velocidade de crescimento da sua lista de e-mails. |
Taxa de cliques | A porcentagem do público que clicou em um ou mais links contidos em uma mensagem de e-mail. |
Taxa de conversão em Leads | A porcentagem de destinatários que clicaram em um link do e-mail e completaram a ação desejada. |
Gostou das dicas? 😍
Muitos profissionais de marketing erroneamente pensam que o trabalho deles é somente gerar leads. Porém, seu trabalho também está voltando a gerar clientes. Para obter sucesso, você pode usar e testar as ferramentas e ver qual é a melhor para atrair leads qualificados, mais clientes e, consequentemente, maior retorno sobre investimento (ROI).