Vamos falar de coisa nova? Hoje vamos conversar com você sobre um app aí que tá bombando e também dividindo opiniões: o Clubhouse!
O formato em áudio tá na boca do povo . Estamos falando do Clubhouse, o novo app do momento.
Ele é um app exclusivo de áudio, funcionando com salas de bate-papo que possuem temáticas diferentes ou salas privadas de conversas.
“Pra muitos, o app funciona como um podcast ao vivo, 24 horas por dia. Também podemos comparar com uma rádio, onde escolhemos a estação que queremos escutar. A diferença é que você pode interagir apenas quando é permitido.”
Outra coisa que você já deve saber sobre o Clubhouse é que pra entrar você precisa de um convite (e um Iphone). Sim, é verdade esse bilete!
E ao entrar, você tem o direito de convidar mais duas pessoas.
Só que vale destacar uma coisa bem importante! As pessoas que são convidadas por você se tornam a sua responsabilidade. Então, se alguma delas fizer algo errado no app, ela e você serão banidos, hein!
A grande verdade mesmo, é que o aplicativo tá tendo os seus momentos de glória. Não era pra menos, afinal, quando Elon Musk anunciou que tava no novo app, uma chuva de pessoas começou a entrar, mesmo precisando de convite.
Aqui no Brasil, o burburinho aumentou quando o Boninho, diretor do Big Brother Brasil entrou e interagiu com o público. Segundo matéria da Folha de São Paulo, com dados do Google: “[…] de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, o interesse por Clubhouse saltou 6 vezes no Brasil […]”. De acordo com a empresa Sensor Tower, cerca de 3,6 milhões de pessoas já fizeram download em todo o mundo.
E O QUE TIRAR DISSO?
Facilidade do áudio
Já sabemos que o Clubhouse é um app focado em áudio, e isso, por si só, já é uma diferenciação muito interessante, porque bate de frente com o que é comum pra nós: as redes sociais focadas em fotos e vídeos. Mas uma discussão que fica é sobre a acessibilidade do app, uma vez que o formato em áudio acaba sendo excludente e inacessível.
2- Só pra Iphone mesmo?
Mais um ponto que tem sido bastante discutido é o fato de o app funcionar apenas em iOS, o que torna o acesso bem mais difícil, uma vez que aqui no Brasil a maior das pessoas não possuem Iphone. Em outros países, em que o custo do aparelho acaba sendo mais baixo, fica mais fácil entrar no app, o que aumenta a possibilidade de expansão nesses locais.
E os áudios? Pra onde vão?
Outra questão sobre o Clubhouse tá relacionada à proteção dos dados. Não há nada muito certo sobre isso, como bem observou uma análise feita pelo Insta The Marketing Hub. Além disso, há o fato do conteúdo não poder ser gravado ou compartilhado. Isso é ótimo por um lado, por outro dificulta a investigação e acesso a provas em casos de assédio, violência ou racismo, por exemplo.
Outro ponto relevante que a análise do The Marketing Hub reforça, é a importância de pensarmos que esse modelo de convite pode gerar/aumentar o chamado efeito FOMO, que é o medo de ficar de fora de algo.
Mas além de tudo isso…
…uma coisa interessante que devemos observar no Clubhouse, junto com a sua proposta bastante inovadora, é que o app permite que as pessoas consumam conteúdos de acordo com os seus interesses e com as comunidades que deseja entrar, o que acaba gerando debates mais saudáveis e que sejam realmente interessantes para o público.
E isso, também facilita a questão do networking entre profissionais, já que grandes eventos de áudio estão sendo realizados, permitindo o contato com outras pessoas da sua área de atuação e até com profissionais conhecidos e já bem consolidados no mercado.
“Olhos abertos. Mas muito cuidado pra não tomar qualquer decisão precipitada. Faça aquilo que realmente vai gerar valor e resultado”.
E aí, o que você acha sobre esse assunto? Me conta a sua opinião, hein!
Enorme beijo pra você!
Por hoje é isso!