Design flat (ou flat design, como preferir) está a um tempo ganhando notoriedade e sendo bastante utilizado no segmento digital. Isso porque o design flat prioriza as informações relevantes, dispensando o que for desnecessário no design.
O que é flat design?
Flat design ou, traduzindo para o português, design plano é uma abordagem de design minimalista que enfatiza a usabilidade e defende a simplicidade e clareza em interfaces. Possui um aspecto mais limpo, espaço aberto, bordas nítidas, cores vibrantes e ilustrações “planas”. O desktop do computador ou a calculadora do IPhone são projetados para parecer objetos reais. Mas será que precisamos de todos esses elementos visuais e detalhes extras? Os defensores do Flat Design acreditam que não.
A Microsoft foi uma das primeiras empresas a aplicar este estilo de forma radical e pronunciada em sua interface no Windows 8, e ao invés de dar vida a um objeto, em uma ilustração realista, os defensores do flat design identificam o aplicativo através de representações simples. Isso significa não utilizar bordas chanfradas, gradientes, sombras e reflexos.
“MENOS é MAIS” e a simplicidade se tornou uma evolução no design visual, que vem se modernizado com a simplificação de informações e elementos estéticos e todo aquele conceito antigo onde ter uma interface atraente é necessário ter milhares de layers de efeitos está acabando já que Flat Design é exatamente o contrário disso.
Algumas pessoas acham que elementos simples e minimalistas fazem o layout ficarem pobres, assim, vários designers acabam criando infinitos efeitos, cores e imagens para “encher” os olhos de seus clientes. O que você precisa fazer é simplesmente mostrar que o sucesso do projeto são os resultados já que o Design Flat baseado em usabilidade não é fácil e exige um estudo atencioso das informações, cores, tipografia e elementos visuais.
Recentemente, o Flat Design tem trazido de volta ao estrelado o gradiente, de forma confortável e que acompanha as características próprias do estilo.