Manu domina o universo do seu público-alvo. É mais do que adepta às redes sociais, sabe muito bem comunicar online e, mais do que isso, conhece o discurso de quem a acompanha. O cuidado com a estética e o apelo à moda também são pontos de conexão.
Em uma semana, foram ganhos mais de 1,5 milhão de seguidores em sua conta do Instagram – inclusive, se tornou a personalidade com o maior número de seguidores conquistados em menos de 24 horas. Pasme!
O piloto do projeto já havia sido lançado e feito sucesso. Há um ano atrás, ela lançou uma série chamada “Garota Errada” no Youtube e Instagram, com o qual testou e viu o que funcionou em termos de formato, estética e conteúdo. O nome vem do primeiro hit de Manu, que ganhou em 2009. Garoto Errado foi um single lançado pela Midas, gravadora de Rick Bonadio, e recebeu apoio de divulgação da Revista Capricho – que na época vivia seu auge editorial e de conteúdo multimídia para adolescentes.
Com sarcasmo e muitas piadas (especialmente sobre ela mesma), conseguiu a aprovação de quem a segue e mostrou um lado criativo que nem todo mundo conhecia. A cantora foi responsável pela idealização do projeto e pelos roteiros dos vídeos.
Com a websérie “Garota Errada”, na qual atua e dirige, começou a explorar um novo conceito de arte, fundamental para a criação, no final do ano passado, da agência Cute but Psycho. Na base desses dois trabalhos, um conceito chave: a identidade. O objetivo da série era tentar mostrar a personalidade da artista, muitas vezes brincando com o fato de ela ter tido muitas fases na carreira, o que fazia com que as pessoas não tivessem uma ideia muita certa de quem era Manu Gavassi. Ou seja, buscar a identidade era algo essencial. Já a agência foi criada a partir da percepção de que algumas publicidades eram rasas demais, sem nenhuma mensagem além do consumismo.
Essa foi a primeira fagulha para a criação da agência, que, desde então, atende marcas como Tanqueray, Revolve, Sallve, LIVO e MAC. A artista transita entre garota propaganda, diretora criativa a roteirista e diz se apegar a publicidades com histórias por trás. “Tem muita propaganda que me cativa mais pela narrativa do que só pelo produto. Uma publicidade capaz de encantar vai muito além disso. Por isso criamos algo que acredita em transformar a publicidade e a propaganda em arte para atingir as pessoas.”
Todo esse raciocínio já era sinal claro de uma veia acurada para o marketing. Mas o início de 2020 mostrou que Manu Gavassi realmente sabe do que está falando. Manu é contratada da Universal Music, que também teve parte em tudo isso.
Já pensou em como ser multiplataforma pode ser fácil quando se está em um produto de mídia de enorme alcance? Com a jogada pensada por Manu e sua equipe, a cantora passou a ser vista 24 horas na TV e em todas as redes sociais. Quer exposição maior que essa? Os conteúdos liberados semanalmente ultrapassam os limites de formatos. Após o sétimo dia de vídeos contínuos, por exemplo, Manu lançou o clipe áudio de desculpas. Estranhamente, a cantora aparecia dentro do reality show utilizando as cores e o figurino dos vídeos divulgados. Isso é transmídia em sua melhor forma.
Transmídia é um dos braços do branding e consiste na extensão de seu posicionamento em diferentes mídias e/ou formatos. Grandes marcas, como a Coca-Cola, são mestres nisso. Não à toa, você está lendo sobre uma cantora até então de público nichado em um portal sobre consumo e comportamento. Você realmente acha que essa estratégia não funciona? A estratégia genial da cantora vem nos relembrar de algo há muito esquecido por diversas marcas: a importância de figurar em diversos canais e de produzir conteúdo exclusivos para cada um deles. O consumidor é multifacetado e espera encontrar excitamento em cada esquina da internet.
Seja por capricho do destino ou não, a – agora – ex-BBB diz ter precisado de muita coragem para se expor em rede nacional, mas revela que talvez esse seja o segredo para o sucesso. “Pare de ser paralisado pelo medo. Quando eu parei de ter medo de quem eu sou e de buscar aprovação em tudo que fazia, todos os meus projetos foram para frente. Essa sou eu. Se apenas cinco pessoas amarem o que eu fizer, estamos junto. Eu só posso oferecer o que eu tenho.”
Muito elogiada pela sua atuação no marketing digital, Manu diz que foi se aprimorando da forma mais natural possível: juntando aprendizados que teve em sua trajetória de uma década e abandonando o medo. Entre convites para realities e projetos mirabolantes, muitos outros talentos podem ainda estar escondidos atrás da própria insegurança, e para eles, a artista dá um incentivo: “Estamos em um período que pede mais identidade, mais arte. É o momento de se reinventar.”
Para saber mais sobre a trajetória de Manu Gavassi, assista a live disponível no youtube.