Pense que existem mais de 3,8 BILHÕES de usuários de e-mail no mundo, que para se cadastrar em qualquer rede social ou portal você precisa de um e-mail, que os smartphones fazem a sincronização automática da nossa conta e nos notifica a cada movimentação em nossa caixa de entrada, e ainda assim há quem cogite a possibilidade de não aproveitar isso em sua estratégia de marketing!! Alô alô, chama o SAMU! 😂😂
Claro que e-mail marketing é diferente de spam. No caso do e-mail marketing, em algum momento o lead ESCOLHEU fazer parte da sua lista e ele fica livre para se descadastrar em qualquer momento. Quando a gente fala de spam, o que existe é uma invasão dos seus dados para o envio de mensagens com conteúdo que nem fazem sentido para você e de remetentes no mínimo suspeitos.
Uma pesquisa realizada pela Pew Research, revelou que 92% dos adultos online utilizam o e-mail. Pois bem! Ele não morreu, mas como toda estratégia, também precisa ser bem trabalhado. Por isso, separamos 3 dicas essenciais para você detonar na sua estratégia:
Uma das principais vantagens do e-mail marketing é o relacionamento. Por mais que um único disparo tenha a possibilidade de atingir milhões de pessoas de uma vez, as mensagens sempre são recebidas individualmente. É possível conhecer detalhes de diversas pessoas, sem nem saber exatamente quem elas são. A gente chama pelo nome, sabe a idade, profissão, localização, quais são as preferências e muito mais! Quer estratégia melhor do que oferecer um conteúdo que você sabe que a pessoa vai gostar? A segmentação é a chave para chamar a atenção do seu lead, criar engajamento e um relacionamento assertivo.
Não basta apenas saber O QUE falar, mas também COMO falar. Por isso é preciso ter empatia. Se colocar no lugar do cliente pode direcionar você a encontrar o que seu produto ou serviço tem, que realmente pode ajudar as pessoas e comunicar isto de forma a auxilia-las na tomada de decisões. Em uma relação marca-consumidor, você pode usar o e-mail marketing como um aliado nesse diálogo e na construção de confiança. É a confiança que vai garantir que suas vendas não sejam meramente superficiais. Uma relação de consumo superficial, não tem envolvimento emocional e é frágil, ou seja, pode não se concretizar ou matar a oportunidade de alguma recompra.
Sua estratégia de e-mail marketing deve ir muito além de apenas informar os benefícios que seus produtos ou serviços podem trazer para a persona. Sério, não use o e-mail apenas para enviar promoções e tentar converter venda!
É claro que isto é importante, deve e vai acontecer, mas você precisa se conectar com as pessoas e fazer diferença no dia a dia delas. Você precisa mostrar que suas intenções com elas são as melhores, e que você não está ali apenas para “fazê-las comprar” alguma coisa. Assim, é importante ensinar algo, levar informações relevantes, novidades e quem sabe até conteúdos mais lúdicos? Isso sim vai garantir um crescimento sustentável da sua empresa e também do seu segmento.